TrĂªs novos estados passam a utilizar sistema de compra de passagens do governo federal


Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 10h22

Mais três estados brasileiros passarão a utilizar a ferramenta desenvolvida pelo governo federal para a gestão de passagens e diárias de servidores públicos em deslocamentos a serviço. O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), que propicia agilidade, economia e desburocratização, será implementado pelos governos do Pará, Piauí e Rio Grande do Norte em 2019.

A ferramenta foi cedida gratuitamente pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira (25/7), em solenidade em Brasília. Primeira unidade da federação a utilizar o sistema, Minas Gerais conseguiu economizar cerca de R$ 17,4 milhões em um ano. O Amazonas é outro estado que está em processo de implantação do sistema. No Executivo Federal, a gestão de diárias e passagens é realizada pelo SCDP desde 2004.

“Essa é uma das soluções de melhoria da gestão do governo federal que estão disponíveis para outros entes e poderes da União”, ressalta o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert.

O desenvolvimento de uma ferramenta compatível com o SCDP custaria R$ 4,2 milhões aos cofres de cada um desses estados. Além da redução do gasto para a criação de sistema semelhante, a iniciativa também acaba com a utilização de papel e otimiza o trabalho da equipe responsável pela emissão e prestação de contas das viagens.

Para acessar o sistema nacional, os únicos parâmetros solicitados são o CPF do servidor e o trecho de deslocamento, o que torna o processo de concessão de diárias e passagens bem mais simples. Isso é possível graças à integração de bases de dados, incluindo informações financeiras e de pessoal.

Outra vantagem é que a divulgação passa a ser mais transparente. Destino, frequência e motivo do deslocamento ficam disponíveis no Portal da Transparência e não apenas o valor da despesa.